domingo, 23 de outubro de 2011

Manuscritos Bíblicos do Novo Testamento

A Bíblia que você lê (segunda parte)

Judeu típico da época de Jesus
A religião de Jesus é autenticamente judaica. E como judeu, Jesus e os seus primeiros seguidores tinham a Bíblia hebraica como sua escrita autorizada vinda de Deus.

Torá
Logo depois da primeira geração dos seguidores de Jesus, nos séculos II e III, havia grande diversidade teológica entre os cristãos primitivos. Cada grupo tinha suas escrituras que apoiavam suas crenças, todos reivindicando ser estes textos escritos pelos apóstolos de Jesus.
Estes períodos foram conturbado teologicamente, não havia acordo quanto a um cânon - nem acordo quanto a uma teologia. Em vez disso, havia uma intensa disputa entre os grupos.
O tema principal das disputas teológicas giravam em torno da natureza de Jesus. Ele era humano? Divino? Humano e divino? Se ele era humano e divino, era dois seres separados, um divino e um humano? Os textos, então, eram modificados e ajustados para apoiar a crença e a preocupação daqueles que escreviam era o de transmitir aquilo que eles acreditavam sobre Jesus.
Mas no fim, só um grupo venceu os debates. O grupo que se aliou ao Império Romano. O grupo que se auto denominou "ortodoxo". O grupo que iria determinar em que as gerações futuras de cristãos acreditariam e que leriam como escrituras sagradas.
Os vencedores não só escrevem a história, eles também reproduzem os textos.
Você não esperaria que os vencedores da luta (o catolicismo romano) reproduzisse a literatura dos oponentes. E realmente eles não fizeram, eles simplesmente os refutaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário