domingo, 7 de abril de 2013

A Sedução do Cristianismo Através dos Séculos (primeira parte)



Praça da Basílica de São Pedro, Vaticano
O contexto teológico do cristianismo no decorrer dos séculos II e III foi praticamente rico em diversidades teológicas entre os primeiros cristãos.

Durante esses dois séculos, não havia acordo quanto a um cânone nem acordo quanto a uma teologia. Diversos grupos afirmando diversas teologias baseada em diversos textos escritos, todos reivindicando terem sido escritos pelos primeiros seguidores de Jesus.

As disputas teológicas giravam em torno da natureza de Jesus, ou seja, a humanidade e a divindade de Jesus.

Mas no fim, só um grupo “venceu” os debates. Esse grupo foi o que se aliou ao Império Romano, e que mais tarde veio a ser conhecido como catolicismo romano. Roma ganhou porque destruiu todas as evidências. Os vencedores sempre reescrevem a história e reinterpretam isso para o mundo. O Império Romano era um império pagão. Porém, era uma super potência “dominante” de seu tempo.

O grupo vencedor das disputas teológicas se estabeleceu como “ortodoxo” (significa detentor do que ele mesmo considerava como “reta crença”) determinou aquilo em que as gerações cristãs futuras acreditariam e que leriam como escrituras.

Mas o grupo vencedor, herdeiro do Império Romano, com uma vocação imperialista de dominar o mundo precisava de um marketing para crescer e esparramar mundo afora.

A expansão mundial do catolicismo se deu pelo marketing religioso, ou melhor, pelo sincretismo pagão. Que a igreja católica é uma das grandes instituições religiosas do mundo isso não se discute. 
É necessário enfatizar que catolicismo não é cristianismo. Pelo menos não o cristianismo ensinado por Jesus e seus primeiros seguidores.

Embora muitos católicos possam se sentir ofendido por esta afirmação, mas não poderíamos apoiar os ensinos e dogmas católicos, sendo que os mesmos diferem em muito dos ensinamentos primitivos. Mas então o que realmente seria o catolicismo? Como classificar suas doutrinas e ensinamentos?

A resposta para estas perguntas pode ser encontrada juntamente com as explicações para o crescimento da igreja católica romana.

A igreja católica é uma das maiores agregadoras de costumes pagãos em toda a historia da humanidade. Nunca houve uma instituição tão sincretista e capaz de tolerar as mais variadas formas de deuses cultos e costumes.

Isto começou a ocorrer depois das disputas teológicas dos séculos II e III, quando o grupo vencedor se aliou ao Império Romano que na época era imperador Constantino, o Grande (312 d.C.), e o cristianismo foi declarado religião do estado e multidões pagãs foram aceitas na igreja. Os povos pagãos foram sendo aceitos pela igreja, juntamente com seus muitos rituais e falsos deuses.

Estas misturas tornaram-se comuns dentro do catolicismo, fazendo com que os povos pagãos simpatizassem com a igreja emergente, pois poderiam perfeitamente fazer parte da religião do império e continuar adorando aos seus deuses devido à tamanha semelhança, já que praticamente quase todos possuíam imagens que os representavam dentro do catolicismo.

Esse marketing aliado ao poder emocional foi à vitória do catolicismo. Se procurarmos os fatores que resultaram no poder e na influência da igreja católica romana, não apenas sobre os seus próprios membros, mas sobre muitos outros que não têm nenhuma ligação pessoal com essa igreja, descobriremos que um dos mais importantes é o seu culto ritualístico. As vestes suntuosas, as procissões coloridas, o fausto e o simbolismo mistificante, a música pomposa, as solenes entonações dos sacerdotes em voz cantada, as velas tremeluzentes, a guarda Suíça, os sinos tilintantes, o incenso perfumado e o tamanho faraônico dos templos – tudo foi planejado para impressionar os sentidos e as emoções. Num grande templo, o culto católico romano desperta os sentidos tanto quanto qualquer espetáculo no palco ou no picadeiro de um circo. Hollywood não poderia nunca sobrepujar nem mesmo igualar, a convocação de um conclave, a chaminé com a fumaça preta ou branca, a multidão esperando o anúncio do novo papa no pátio da basílica de São Pedro e na televisão.

Cardeais no Conclave
Algumas pessoas, entretanto, ficam deslumbradas com a exibição teatral da religião e a igreja católica romana imediatamente lhes agrada. Multidões que, sem nenhum interesse na religião como tal, são atraídas pela exibição espetacular do que parece ser uma união do humano com o divino. Tudo isto em uma só exibição religiosa produzida pelo homem, um marketing religioso criado para impressionar, emocionar e seduzir o ser humano.







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